Ao longo dos últimos anos, através dos atendimentos com o Eerindilogun (búzios), comecei a observar alguns padrões nos meus filhos de Òrìsà e dos meus clientes fixos que me chamaram atenção, como se fosse a chave para uma resposta que nos é presenteada pelos Òrìsà.
Esses padrões me ensinaram que cada ser humano é ainda mais único do que o que já sabemos, cada um enxerga a vida da sua própria janela, e a estrada da vida se molda de acordo com as nossas necessidades de aprender e superar obstáculos que precisam ser vencidos.
Hoje gostaria de compartilhar essa visão pessoal com vocês, meus leitores de quase uma década.
Aqui estamos nós, vivos, atravessamos o oceano de Orun até chegar em Ayé, trouxemos conosco uma bagagem e um ou mais desafios pessoais, que chamamos de destino.
O que trazemos na bagagem? Os desafios que precisaremos enfrentar e as bênçãos que viemos colher. Estou falando sobre uma jornada espiritual, baseada em várias fontes para que se torne a nossa própria equação. Somos todos formados por essas fontes: Encarnações passadas: Elas fazem de você um ser espiritual que através do tempo cometeu erros, acertos, fez amigos e inimigos, venceu, desistiu e principalmente tomou decisões. E como não há reset, continuamos existindo no mesmo Orí, mas em corpos e com nomes diferentes.
Ancestralidade biológica: Somos as sementes de uma árvore. Não há como fugir disso, tenha você orgulho ou não, não temos como negar que somos a continuação da história daqueles que nos deram passagem para estar aqui. Eles cometeram erros? Colheremos seus frutos. Eles fizeram boas escolhas? Colheremos seus frutos.
O lugar em que nascemos.A família em que nascemos
A época em que nascemos
O meio em que vivemos
As escolhas desta vida
O que nos negamos enxergar.
Quando juntamos todas as fontes num único ser, isso faz de nós UNO e nos dá um grande norte do nosso destino.
Sendo assim, através da orientação espiritual de cada consulta através dos ODÙ, que formam um histórico, um padrão, que contam uma história e talhem um cenário, pude perceber que é possível aplicar espiritualmente nas pessoas uma análise SWOT. (Técnica que aprendi quando me dedicava ao mercado de planejamento de comunicação.)
-Como é Ìyá?
-Isso mesmo.
Mas siga lendo até o final.
Só que agora fiz desse mapa uma ferramenta de apoio para aqueles, que como eu, decidiram encarar o desafio dessa existência: SER UMA PESSOA MELHOR.
SWOT é a abreviação de quatro palavras em inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Com esse olhar voltado para a espiritualidade e a realidade da vida de cada ser de maneira singular, é possível identificar cada um desses pilares, e assim conhecer melhor a bagagem que trouxemos para esta vida e descobrir quais os nossos reais desafios e quais as nossas bênçãos. Qual é a sua maior força na vida?
Qual é a sua grande fraqueza?
Quais as oportunidades que estão com/em você?
Quais as ameaças que te rondam e podem te impedir de vencer?
Fui observando atentamente, fazendo minhas anotações mentais e nas fichas, conforme os anos e a cada consulta, criando um histórico do Òrìṣà Dida para os meus filhos e clientes fixos. De fato Òrìsà nos dá todos os sinais, basta prestar atenção e olhar de perto.
Esse "mapa" individual é gerado através da constância e da repetição de padrões nas consultas através do Eerindilogun, que estão relacionados diretamente ao destino/desafios de cada pessoa.Talvez tenha ficado um pouco complexo de compreender, mas vou trazer um exemplo bem simples de um cliente anônimo que está comigo desde 2020 e que me autorizou a publicar.
Antônio da Silva e Silva***, 36 anos.
De acordo com a repetição de padrões de Odù, interditos, problemas que se repetem e desafios que parecem insuperáveis. Jamais esquecendo das respostas práticas na vida da pessoa sempre a cada ritual.
1. Força - Possui uma excelente inteligência cognitiva, que permite com que as realizações sejam mais assertivas profissionalmente. Sàngó é um Òrìṣà que protege a pessoa e dá suporte à ela. Precisa fazer o culto a Sàngó com bastante disciplina para manter as bênçãos. Possui ambição de maneira equilibrada. Tem um bom caráter, mas há ressalvas. Saúde forte.
2. Oportunidade: A pessoa possui uma excelente conexão espiritual com Egbe Orun - Pós iniciação. (Egbe se transformou de fraqueza para Oportunidade). Egbe Orun comunica-se com a pessoa através de sonhos. Prosperidade financeira, com ascensão principalmente após os 40 anos. Deve manter o Egbe Orun sempre satisfeitos com oferendas regulares. Nasceu para ser um grande líder.
3. Fraqueza: Dificuldade com as críticas, o que dificulta o aprendizado e a melhora constante como indivíduo. Tendência à arrogância e a vaidade excessiva, o que pode fazê-lo perder o pré-destino de grande liderança e honra na comunidade em que está inserido. Possui muitos inimigos espirituais de outras vidas e em função do comportamento soberbo faz novos inimigos constantemente. É preciso olhar, melhorar este comportamento para não se perder do próprio destino. Deve alimentar o Orí ao menos 3 vezes no ano.
4. Ameaça: A boca. Fala demais sobre si e sobre os outros. Por ser uma pessoa promíscua nos relacionamentos afetivos há uma possibilidade de grande solidão na velhice. O desrespeito às mulheres e as repetidas traições podem atrair (como já atrai) a ira das Grandes Mães e de outros Òrìsà. Não basta fazer ipese, precisa mudar o comportamento.
Conseguiu entender o raciocínio?
Funciona como uma espécie de mapa da pessoa, que compõe uma carta através do histórico de consultas.Quais são os desafios que estão sempre lá e que você não dá atenção?
Quais as forças e oportunidades que você trouxe com você de orun que você não está aproveitando?
É maravilhoso estudar, aprofundar e jamais ficar no raso. Sei que vou receber críticas hostis, mas isso não me entristece, não me machuca e nem muda a minha direção. O importante é que as pessoas pensem a respeito e até que outros sacerdotes e sacerdotisas, possam passar a observar seus filhos e então ter uma ferramenta a mais em suas orientações.
Agradeço a inquietude que existe em mim e que encontra paz e silêncio a cada desafio vencido. Cheguei até aqui sem saber as respostas do mundo, mas estou bem próxima de descobrir sobre o meu próprio universo.
A grande lição? Coragem.
Olhe para si sem tentar se defender ou justificar.
Seja gentil com você, mas também não minta para si mesmo.
Às vezes você é apenas o resultado de uma equação, mas é possível mudar a sua história desde que você tenha coragem de olhar para si e tenha Òrìsà ao seu lado.
Ei!!!! Só pra te lembrar que nós somos muito abençoados por termos os Òrìsà ao nosso lado e podermos compreender a enormidade do que é Orí, pois todas essas informações que estão neste texto pertencem ao nosso Orí.
Ona're O
Um bom caminho para você.
Iya Ifasola Egbekemi
Ile Obatala Oni Igba Iwa - Brasília DF
@meucoracaoafricano
Compartilhe o conhecimento com responsabilidade dando sempre os devidos créditos e as menções para quem escreveu.
Contato para consultas com Eerindilogun: 13 99687 1985
Comments